sábado, 20 de outubro de 2012

Lista de linguagens de programação


Linguagens de programação de computadores são usados ​​para escrever programas que definem o comportamento de um sistema de computador. Elas são baseadas em certas regras sintáticas e semânticas, que definem o significado de cada uma das construções de linguagem de programação. As regras sintáticas e semânticas de cada linguagem de programação definir a implementação da linguagem. Linguagens de programação fornecem os programadores de computador com os meios para expressar algoritmos de computador.

Lista dos diferentes tipos de linguagens de programação

Interpretadas Linguagens de Programação

As linguagens de programação que são implementados por meio de um intérprete, são conhecidas como linguagens interpretadas. Intérpretes de executar o código fonte diretamente por traduzir o código fonte em uma representação intermediária.

APL: É uma linguagem de programação de matriz. Ele pode trabalhar simultaneamente em várias matrizes de dados. É interpretativo, interativo e uma linguagem de programação funcional.

AutoIt: É uma linguagem de automação freeware para Microsoft Windows. É intenção principal é criar scripts de automação que podem ser utilizados para a execução de certas tarefas repetitivas no Windows.

Básico: O nome é curto para o Código novato Instrução All-purpose Symbolic. Ele foi desenvolvido por John George Kemeny e Thomas Eugene Kurtz no Dartmouth em 1964. Ele foi projetado com a intenção de dar às pessoas não-ciência um acesso a computadores. Tornou-se popular na década de 1970 e 80. Microsoft Visual Basic é baseada em Basic. Alguns dialetos do BASIC são compilados linguagens de computador.

Eiffel: É uma linguagem de programação orientada a objeto que é ISO-padronizado e usado para desenvolver software extensível e reutilizável. É uma plataforma de desenvolvimento para muitas indústrias como a aeroespacial, finanças e jogos de vídeo. Sather é uma linguagem de programação de computador que foi anteriormente com base em Eiffel e já evoluiu para incluir muitos recursos de programação funcional. Ubercode é uma linguagem de alto nível plataforma de partilha. Seu design é derivado de Eiffel e BASIC.

Adiante: É uma linguagem de programação estruturada imperativo, que baseia a sua implementação em pilhas. Ele suporta uma execução de comandos interactivos, bem como a compilação de sequências de comandos.

Frink: Foi desenvolvido por Alan Eliasen e nomeado após o professor John Frink, um personagem de ficção popular. Ele é baseado no Java Virtual Machine e se concentra em ciência e engenharia. Sua característica marcante é que ele controla as unidades de medida através de todos os cálculos que permite quantidades para conter suas unidades de medida.

Idioma Game Maker: É uma linguagem de programação interpretada computador destinado a ser utilizado em cooperação com o Game Maker, um pedido de criação do jogo. Mark Overmars, um cientista da computação holandês, concebido este idioma.

ICI: ICI é um objectivo geral linguagem de programação interpretada computador. Ele suporta tipagem dinâmica, os tipos de dados flexíveis e constrói outra linguagem semelhante a C. Ele foi projetado por Tim Long, em 1992.

J: Ken Iverson e Roger Hui desenvolveu esta linguagem de programação que requer apenas o conjunto básico de caracteres ASCII. É uma linguagem de programação de matriz que funciona bem com as operações matemáticos e estatísticos.

Lisp: é a segunda mais antiga de alto nível linguagem de programação de computador que tem uma sintaxe totalmente entre parênteses. O nome, Lisp é derivado de 'Processamento de Linguagem List'. Uma das estruturas de dados importantes que Lisp suportes está ligado lista. Programas Lisp acordo com o código fonte como uma estrutura de dados. Lush é uma forma orientada a objetos da linguagem Lisp. Ela pode ser utilizada para outras tarefas de programação de rede e administração. Common Lisp, Dylan, logotipo e esquema são os dialetos de Lisp. Common Lisp é uma linguagem de especificação. Ele suporta múltiplos paradigmas e é uma linguagem de programação de propósito geral. Dylan é outro dialeto multi-paradigma de Lisp que suporta programação funcional e orientada a objetos. Logo e programação regime de apoio funcional. Guy Steele e Gerald Jay Sussman desenvolvido Scheme como linguagem de programação multi-paradigma. Multilisp é um dialeto do esquema que suporta programação paralela e memória compartilhada.

Lua: Membros do Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica desenvolvido Lua em 1993. É uma linguagem de programação imperativa e processual que foi concebido como uma linguagem de script. Ela é conhecida por ser simples, mas poderosa.

M: M é curto para MUMPS, uma linguagem de programação criada para o setor de saúde. Neil Pappalardo, o fundador da tecnologia da informação médica e seus associados desenvolveu a linguagem M.

Pascal: É uma linguagem de programação procedural que se pretendia usar dados estruturação e programação estruturada. Niklaus Wirth, um cientista suíço computador projetado esta linguagem e foi nomeado após Blaise Pascal, matemático e filósofo francês. Object Pascal é um ramo de derivados de orientação a objetos de Pascal. Que mais tarde veio a ser conhecido como Delphi.

PCASTL: É uma linguagem de alto nível desenvolvido por Philippe Choquette e cai sob a classe de linguagens de programação interpretadas de computador. É especialmente concebido para a auto-modificar o código.

Perl: Perl é uma linguagem de programação de alto nível interpretada que suporta programação dinâmica. Larry Wall, um linguista que serviu como um administrador de sistemas da NASA desenvolveu Perl. Ele fornece os programadores com instalações de processamento de texto e tem uma mistura de características adotadas a partir de várias linguagens como C, Lisp e Awk.

PostScript: Utiliza-se no campo de edição electrónica e é conhecida como uma linguagem de descrição de página. É uma linguagem de programação dinâmica de tipos baseado em pilha desenvolvida por John Warnock, um cientista da computação americano e Geschke Charles, uma figura notável no campo da ciência da computação. Estes desenvolvedores viria a fundar a empresa muito conhecida, a Adobe Systems.

Python: É uma linguagem de programação de alto nível que suporte imperativas, paradigmas de programação orientada a objetos e funcional. Em suas características como o tipo de sistema dinâmico e gerenciamento automático de memória, é semelhante ao Perl. Originalmente lançado em 1991 por Guido van Rossum, um programador de computador holandês, Python é uma linguagem baseada na comunidade aberta, cujo desenvolvimento é gerenciado pela Fundação do Software Python.

REXX: Abreviação de Reestruturado Executor Extended, REXX é uma linguagem interpretada desenvolvido pela IBM. Ele foi projetado com a intenção de ser uma linguagem de fácil pode ser aprendida e legível. CMS EXEC EXEC e 2 foram os antecessores do REXX. NetRexx é a implementação da IBM de REXX que oferece programação orientada a objetos. Object REXX é uma linguagem de script orientada a objetos que se baseia REXX.

Ruby: Os esforços para o desenvolvimento desta linguagem iniciada no Japão na década de 1990. Semelhante ao Perl, que tem um sistema de tipo dinâmico e um gerenciamento automático de memória. Ele suporta múltiplos paradigmas de programação e é uma linguagem orientada a objeto dinâmico.

S-Lang: Originalmente desenvolvido como uma linguagem baseada em pilha, S-Lang tem evoluído como uma linguagem semelhante a C. Ele foi desenvolvido por John E. Davis.

Spin: É uma linguagem de programação orientada a objetos multitarefa cujo compilador converte o código rotação em bytecodes. Tópicos de código várias spin pode ser executada em um tempo, permitindo assim multitarefa. Spin foi desenvolvido pela Chip Gracey de Parallax.

Funcionais Linguagens de Programação

Estas línguas definir cada computação como uma avaliação de matemática. Eles se concentram na aplicação de funções. Muitas das linguagens de programação funcional são obrigados a cálculos matemáticos.

Caridade: É um puramente funcional, a linguagem não-Turing-completa, o que significa que todos os seus programas são garantidos para terminar. Caridade foi concebido na Universidade de Calgary, uma universidade pública, no Canadá.

Limpeza: É uma linguagem de programação puramente funcional que suporta a portabilidade entre plataformas, coleta de lixo automática, estruturas de dados múltiplos e de transparência referencial, o que significa que uma função com uma entrada dada sempre vai dar o mesmo resultado.

Curry: É uma linguagem de programação funcional lógica que implementa programação funcional e lógica, bem como a programação de restrição, em que as relações entre as variáveis ​​são indicados sob a forma de restrições.

Erlang: É uma linguagem de programação concorrente, que inclui um subconjunto seqüencial, que suporta programação funcional. Ericsson desenvolveu Erlang como uma linguagem suave distribuída em tempo real e tolerante a falhas e lançou-o como uma linguagem de programação aberto fonte de computador em 1998. É um dos mais popularmente usado linguagens de programação funcional.

F #: Dirige-se a NET e suporta tanto funcional, bem como imperativo de programação orientada a objetos.. Don Syme na Microsoft Research desenvolveu esta linguagem, que está sendo desenvolvido na Microsoft Developer Division. F Sharp, como é chamado, em breve será integrado no quadro. NET e Visual Studio.

Haskell: Nomeado em homenagem a Haskell Curry, um lógico, Haskell é uma linguagem padronizada puramente funcional. Ele suporta a correspondência de padrão, os operadores definidos, única atribuição, tipos de dados e funções algébricas recursivas.

Joy: É uma linguagem puramente funcional, que é baseada numa composição de funções. Manfred von Thun da La Trobe University, na Austrália desenvolveu esta linguagem.

Kite: Surgiu em 2006 com um conjunto de recursos que consiste em uma mistura de características de programação orientada a objetos e funcional. É uma linguagem rápida duração. Curiosamente, Kite usa o caractere pipe para chamadas de funcionais, em vez de usar os caracteres período seta ou em outras línguas.

ML: Robin Milner e seus associados na Universidade de Edimburgo veio com ML em 1970. É uma linguagem funcional impura como ele suporta a programação imperativa. Standard ML é popular entre os escritores de compilador e é modular, linguagem de programação funcional. Alice é um dialeto do Standard ML, que suporta computação distribuída multithreading e programação restrição. Caml é outro dialeto do ML e é uma linguagem de tipagem estática que suporta o gerenciamento automático de memória. Ocaml é a implementação de Caml que é desenvolvido como um projeto de código aberto. JoCaml é uma versão do Ocaml baseado em juntar-cálculo.

Nemerle: É uma linguagem de programação de tipagem estática que é projetado para a plataforma NET.. Programas em Nemerle são compilados em um bytecode linguagem intermediária. Ele suporta programação funcional, imperativa e orientada a objetos.

OPAL: O nome significa Língua Aplicative otimizada e é uma linguagem de programação funcional desenvolvida na Universidade Técnica de Berlim.

OPS5: É uma regra baseada em produção de linguagem de computador sistema que se tornou o primeiro idioma a ser usado em um sistema especialista.

Q: É chamado Q por ser uma linguagem de programação equacional. É uma linguagem interpretada funcional que foi desenhado por Albert Graf na Universidade de Mainz, na Alemanha. Pode ser descrito como um conjunto de equações utilizadas para avaliar expressões.

Compilados Linguagens de Programação

Estas linguagens de programação fazem uso de um compilador para a execução do código. Compiladores podem traduzir o código fonte em código de máquina e, assim, trazer a implementação das instruções em linguagem de programação.

Ada: É uma tipagem estática, estruturado, linguagem de programação imperativo que é baseada em Pascal. Uma equipe de CII Honeywell Bull que foi liderada por Jean Ichbiah desenvolvido Ada. Os compiladores Ada são validados para sistemas de missão crítica. Ada é uma linguagem de programação padronizada internacionalmente computador.

ALGOL: Linguagem Algorítmica, como é chamado, é na verdade uma família de linguagens de programação imperativas que foi desenvolvido na década de 1950 médio. Provou-se fundamental para a criação de linguagens de programação como BCPL, B e C. Simula, representando Simula I e Simula 67 é um superconjunto da Algol 60. Ole-Johan Dahl e Kristen Nygaard do Centro de Computação da Noruega em Oslo foram o cérebro por trás Simula.

C: Dennis Ritchie no Bell Telephone Laboratories desenvolveu C para ser utilizado na plataforma Unix. É um propósito geral, multi-plataforma, processual, linguagem de programação imperativa. Ele é usado para implementar software de sistema e software de aplicação e é uma das linguagens de computador mais usados ​​programação de hoje. O desenvolvimento de C + + e C # foi influenciado por C.

C + +: É constituída por uma combinação de características de linguagem de alto nível e de baixo nível e é, portanto, considerada como uma linguagem de programação de nível médio. Bjarne Stroustrup dos Bell Labs desenvolveu C + + como uma extensão da linguagem C. Originalmente conhecido como "C com Classes", que veio a ser conhecido como C + + a partir de 1983. É uma linguagem multi-paradigma que suporta programação procedural, a programação genérica, programação orientada a objeto e abstração de dados.

C #: C Sharp é uma linguagem de programação multi-paradigma que suporta programação imperativa, genérica e orientada a objetos. É uma parte da Microsoft. Framework. É semelhante a C + + em sua sintaxe orientada a objetos e também é influenciada pelo Java e Delphi. C # Polyphonic estende C #. MC # é uma extensão do C # Polyphonic que pode trabalhar na plataforma. NET. C-omega é uma extensão do C # que Polyphonic C # sucedido. Permite o acesso a arquivos de dados e inclui construções que suportam programação concorrente.

CLEO: É conhecida como uma linguagem clara para expressar ordens e é uma linguagem de computador para o computador LEO.

COBOL: O nome significa Linguagem de negócios comum que é projetado para o negócio e domínio das finanças. COBOL 2002 padrão suporta programação orientada a objetos. É uma das linguagens de programação muito antigos que ainda estão em uso.

Cobra: É uma linguagem de programação orientada a objeto que funciona em NET e Mono estruturas.. Chuck Esterbrook desenvolveu. Seu design é influenciada por linguagens como Python e C #. Ele suporta tipagem estática e dinâmica e é adequada para testes de unidade. Hoje, é um projeto de código aberto.

D: Originalmente concebido como um acessório de C + +, que também é influenciada pelo Java, Eiffel e C #. É um objeto orientado, imperativo, multi-paradigma linguagem de programação sistema desenvolvido por Walter Bright da Digital Mars.

DASL: sigla de Língua aplicativo distribuído Especificação, é de alto nível, linguagem de programação fortemente tipado, que foi desenvolvido na Sun Microsystems. Ele foi criado com a intenção de ser usado para o desenvolvimento de aplicações web.

DIBOL: Sigla da Linguagem Digital Business Oriented interativo, DIBOL é um propósito geral linguagem de programação procedural imperativo. É bastante semelhante ao COBOL, como é mais adequado para o desenvolvimento de Sistemas de Informações Gerenciais.

Fortran: É uma processual, imperativo, de propósito geral linguagem de programação de computador que funciona bem para cálculos científicos e operações numéricas. Após a IBM desenvolveu na década de 1950, logo ganhou popularidade na programação. É muito popular no campo da computação de alto desempenho. É uma linguagem de programação estruturada e compilada que é um subconjunto de Fortran95. Fortran 2003, uma versão revisada do Fortran suporta programação orientada a objetos.

Java: Sun Microsystems desenvolveu Java e lançou em 1995 como parte da plataforma Java. As aplicações Java são compilados para bytecode, que pode rodar em qualquer máquina virtual, tornando assim os programas Java independente de plataforma. É uma linguagem muito popular dos tempos modernos. Groovy é uma linguagem de programação orientada a objeto para a plataforma Java. É uma linguagem de programação dinâmica, a qual pode também ser usado como uma linguagem de scripting. Junte-se ao Java é uma linguagem de programação Java, que se estende pela adição de métodos de junção, métodos assíncronos e modificadores de classe a fim de Java. X10 é uma linguagem de programação de computador desenvolvido pela IBM que suporta a programação paralela, matrizes e simultaneidade. Ele é visto como um subconjunto estendido do Java.

JOVIAL: É uma alta ordem linguagem de programação semelhante ao ALGOL. Ele é o mais adequado para o projeto e desenvolvimento de sistemas embarcados.

Objective-C: É uma linguagem de programação orientada a objeto reflexivo que adiciona serviços de mensagens para C.

SMALL: O nome significa Pequeno linguagem de máquina Algol-like. Ele fornece os programadores com habilidades para escrever um código ALGOL-como que pode ser executado em máquinas pequenas.

Smalltalk: É um reflexo, linguagem de programação orientada a objetos que suporta tipagem dinâmica. Alan Kay, Adele Goldberg, Dan Ingalls, Scott Wallace, Ted Kaehler e seus associados na Xerox PARC desenvolvido Smalltalk. Eles o projetou para o uso educacional e logo se tornou popular. VisualWorks é uma implementação proeminente do Smalltalk. Squeak é uma linguagem de programação que é na forma de uma implementação do Smalltalk. Scratch é uma linguagem de programação visual baseada em Squeak.

Turing: Foi desenvolvido por Ric Holt e Cordy James, da Universidade de Toronto, Canadá, em 1982. Foi nomeado em homenagem ao cientista da computação britânico Alan Turing. Esta linguagem Pascal-like é um freeware desde 2007.

Visual Basic: É uma linguagem de programação orientada a eventos que é fornecido com um ambiente de desenvolvimento integrado. Ele herda muitas das suas características de BASIC. Suas características de desenvolvimento gráfico tornar mais fácil para iniciantes para aprender VB.

Visual FoxPro: É uma linguagem de programação orientada a objeto e processuais derivados de FoxPro. É integrado com um sistema de banco de dados relacional de sua própria e não necessita de um ambiente de programação adicional. Ele suporta programação dinâmica.

XL: Ele é criado com a intenção de apoiar a programação conceito, um paradigma de programação que se concentra em como os conceitos que residem na mente de um programador pode ser transformado em construções de código. Os programadores podem reconfigurar sintaxe e semântica da XL.

Processuais Linguagens de Programação

Programação procedural é sinônimo de programação imperativa, o que implica especificando os passos que os programas devem tomar para chegar a um estado desejado. É um paradigma de programação que envolve chamadas de procedimento. Um procedimento é um grupo de instruções que podem ser referenciados através de uma chamada de procedimento. Procedimentos ajudar na reutilização de código. Programação procedural torna os programas estruturados e facilmente rastreáveis ​​para o fluxo de programa.

Além dos muito conhecidos linguagens como COBOL, BASIC, Fortran, Ada, C, C + +, C #, Visual Basic e Java, existem muitas outras línguas que seguem programação procedural. Dê uma olhada neles.

Bliss: É uma linguagem de programação de sistemas e foi uma das línguas mais conhecidas deste tipo C até surgiam. WA Wolf, DB Russell e AN Habermann da Carnegie Mellon University desenvolveu Bliss. Ele inclui mecanismos de manipulação de exceção, co-rotinas e macros, enquanto que exclui a declaração goto.

Chuck: É uma linguagem de programação concorrente e fortemente cronometrado de áudio que roda em Mac OS X, Linux, bem como do Microsoft Windows. É especialmente conhecido pela habilidade que dá aos programadores a fazer algumas modificações, até nos programas em execução.

CLIST: é uma linguagem de programação processual, sob a forma de um conjunto de comandos que devem ser executados em uma sequência semelhante ao de um ficheiro batch.

HyperTalk: É uma linguagem de programação de alto nível que se destina a ser utilizado por programadores em nível iniciante. Os programadores desta linguagem de computador eram conhecidos como autores eo ato de escrever programas foi chamado de script. HyperTalk foi projetado por Dan Winker em 1987. Estruturalmente, assemelha-se Pascal.

Modula-2: É uma linguagem de propósito geral processual criado em 1978 por Niklaus Wirth na ETH. É similar ao Pascal e tem programação de sistemas e multiprogramação características.

Oberon: Niklaus Wirth, o homem por trás Pascal e Modula veio com Oberon, em 1986. Foi concebido como uma parte do sistema operacional Oberon. É semelhante ao Modula-2, mas menor do que isto.

Componente Pascal: é uma linguagem de programação que parece estar relacionada com a Pascal, mas na verdade é incompatível com ele. Na verdade, é uma variante de Oberon-2. Lagoona é uma linguagem de programação que suporta componente experimental programação orientada, um paradigma de decomposição de um sistema em componentes lógicos ou funcionais. Michael Franz, um estudante de Niklaus Wirth desenvolveu Lagoona. Seneca, mais conhecido como Oberon-2 é uma extensão da linguagem de programação Oberon.

MATLAB: É um ambiente de computação numérica e uma linguagem de programação que permite que os cálculos da matriz, a função de plotagem e implementação do algoritmo. Ele também pode ser usado para a criação de interface de utilizador. MathWorks MATLAB criado.

Occam: É uma linguagem imperativa processual que foi desenvolvido por David May e seus colegas na Inmos. É semelhante ao Pascal. Occam-pi é uma variante de Occam, que foi estendido para incluir protocolos aninhados, recursão, herança protocolo, construtores de matriz e tempo de execução de criação de processo.

PL / C: Foi desenvolvido para ser usado para ensinar programação. Ele foi criado na Universidade de Cornell em 1970.

PL / I: É uma linguagem de programação imperativo computador voltado para aplicações científicas e de engenharia. Destinado principalmente para executar o processamento de dados, ele também suporta programação estruturada e recursividade.

Rapira: É uma linguagem de programação procedural que foi usado no ensino de programação de computadores nas escolas soviéticas. Desenvolvido na URSS, inicialmente esta linguagem tinha russo baseados em palavras-chave. Palavras-chave em inglês foram incorporados mais tarde.

RPG: Esta linguagem de programação é usada para aplicações de negócios. Ele está disponível com o sistema da IBM computadores de médio porte I.

Linguagens de script

Linguagens de script são linguagens de programação que controlam uma aplicação. Os scripts podem executar independente de qualquer outro aplicativo. Eles são mais incorporado no aplicativo que eles controlam e são utilizados para automatizar tarefas executadas com freqüência como se comunicar com programas externos.

AppleScript: É uma linguagem de script que está embutido no Mac OS.

Awk: awk nasceu na Bell Labs em 1970. É utilizado para o processamento de dados baseados em texto em fluxos de dados e arquivos e usa o tipo de dados string, matrizes e expressões regulares.

BeanShell: É uma linguagem de script java que é sintaticamente semelhante ao Java e é executado no Java Runtime Environment, juntamente com comandos de script e sintaxe.

ColdFusion: É um servidor de aplicativos e estrutura de desenvolvimento de software que vem com uma linguagem de script associado conhecido como ColdFusion Markup Language. É conhecido como CFML e é semelhante à HTML em termos de sua sintaxe.

ECMAScript: É uma linguagem de script a partir da especificação Internacional Ecma. É amplamente utilizado na web. ActionScript que é usado no desenvolvimento de websites e aplicações de banco de dados é baseada em ECMAScript. DMDScript linguagem de script é o Digital Mars motor ECMAScript. ECMAScript para XML estende ECMAScript, adicionando suporte XML para isso. JavaScript é usado para desenvolvimento web no lado do cliente. É um fracamente tipada, linguagem baseada em protótipo dinâmico. Jscript é outro dialeto do ECMAScript, que é baseada na Microsoft. Ambos os dialetos são amplamente utilizados no desenvolvimento web.

F-Script: É uma linguagem orientada a objetos de script que é muito parecido ao Smalltalk com um recurso adicional de programação de matriz.

JASS: É uma linguagem de script orientada a eventos que fornece os programadores com uma extensa API.

Maya linguagem embutida: Abreviado como MEL, é uma linguagem de script que é usado para apoiar as tarefas no software Maya. Sua sintaxe se assemelha ao de Perl.

Mondrian: Esta linguagem é voltado para o uso da Internet e é encarado como sendo uma combinação de Haskell e Java.

PHP: PHP é uma das muito utilizadas popularmente linguagens de script de uso geral. É desenvolvido para criação de páginas web dinâmicas e suporta um comando capacidade de interface de linha.

Revolução: É uma linguagem de desenvolvimento rápido de aplicações que se baseia HyperTalk. É uma linguagem multi-plataforma que suporta tipagem dinâmica.

Tcl: É uma linguagem de script, que se acredita ser fácil de aprender. Ele é usado para prototipagem rápida e encontrou utilidade em sistemas embarcados.

VBScript: É uma linguagem de scripting ativo que a Microsoft desenvolveu como uma variação do Microsoft Visual Basic. VBScript é um componente padrão com cada uma das versões desktop do Microsoft Windows.

Windows PowerShell: É o shell do Microsoft linha de comando e uma linguagem de script. Lançado em 2006, ele está disponível com o Windows XP, Windows Vista, como também com o Windows Server 3003 e Windows Server 2008. Ele trabalha em colaboração com a Microsoft. NET Framework por meio de arquivos executáveis, formulários de aplicativos autônomos, regulares. NET, cmdlets que são especializados. NET e scripts, as composições de cmdlets e lógica imperativa.

Linguagens de marcação

Uma linguagem de marcação é uma língua artificial que utiliza anotações para texto que define como o texto é para ser exibido.

Ondulação: É uma linguagem de programação orientada a objeto reflexivo. É uma linguagem de marcação semelhante a HTML e também uma linguagem de programação orientada a objeto apoiar herança múltipla.

SGML: Padronizado Geral Markup Language (SGML) desceu de Língua IBM Generalized Markup. É uma metalinguagem padrão ISO que pode definir linguagens de marcação para documentos. Ele foi projetado com a intenção de compartilhar documentos de leitura óptica de grandes projetos, que tiveram que ser mantidos por longos anos.

HTML: Hypertext Markup Language, abreviado como HTML, é a linguagem de marcação mais proeminente que é usado para páginas da web. Ele é escrito em forma de tags HTML que são cercados por colchetes angulares. Tags HTML descrever a aparência do texto em um documento e pode ser encaixado em outro código certo para afetar o comportamento navegador. HTML usa a sintaxe padrão SGML.

XML: O nome significa Extensible Markup Language. É extensível porque permite que os usuários definam seus próprios elementos XML. Ele suporta o compartilhamento de dados estruturados através da Internet e da codificação e serialização de dados. Originou-se como um subconjunto de SGML. XPath é a linguagem de caminho XML que é usado para selecionar nós de um documento XML. Ela suporta o cálculo de valores. XQuery é usado para consultar as coleções de dados XML. Extensible Stylesheet Language Transformations (XSLT) é uma linguagem baseada em XML que é usado para a transformação de documentos XML em formatos legíveis. Apache Ant é uma ferramenta para a automação de processos de software de construção. Ele usa XML para descrever o processo de construção.

XHTML: É uma linguagem de marcação que é semelhante ao HTML e segue a sintaxe XML. É meio caminho entre HTML e XML. Documentos XHTML permitir o processamento automático de dados.

Lógica linguagens de programação baseadas

Lógica de programação é o uso da lógica matemática para programação de computadores. Línguas lógica de programação baseadas em especificar os atributos para uma solução e também os passos para chegar à solução.

ALF: Lógica Algébrica linguagem de programação funcional é uma linguagem de programação multi-paradigma que é uma combinação de programação funcional e programação lógica. Instruções do programa ALF são compilados em instruções de uma máquina abstrata. Um emulador escrito em C executa os programas da máquina abstrata.

Fril: linguagem Fril foi projetado por Trevor Martin e Baldwin Jim na Universidade de Bristol, na década de 1980. É de primeira ordem cálculo de predicados. Ele suporta conjuntos fuzzy e metaprogramação e baseia-se na sintaxe Prolog.

Janus: Janus suporta programação concorrente e restrição.

Leda: Esta linguagem de programação de computadores é uma mistura de programação baseada em lógica, funcional, imperativa e orientada a objetos. É, portanto, uma das línguas multi-paradigma.

Oz: É uma linguagem multi-paradigma que suporta programação funcional, baseada em lógica, imperativo e orientado a objetos. Oz também suporta programação concorrente e distribuída. Programação restrição de que é apoiada por Oz é um dos pontos fortes desta linguagem.

Poplog: É um poderoso multi-paradigma ambiente de desenvolvimento de software cujo núcleo da linguagem é POP-11. Todas as línguas deste ambiente de desenvolvimento compartilham um editor de linguagem comum e são compilados de forma incremental linguagens de programação.

Prólogo: É uma linguagem de programação de propósito geral que suporta programação lógica e é frequentemente associada com a inteligência artificial e lingüística computacional. A linguagem declarativa e é a lógica do programa é expressa sob a forma de relações. O mercúrio é uma linguagem de programação de lógica funcional que é baseado em Prolog. Morango Prolog é um dialeto do Prolog, que é suposto ser fácil de usar. Visual Prolog é uma extensão de rigidez da Prolog que suporta programação orientada a objetos. É uma linguagem de programação compilada baseada em lógica.

Roop: É uma linguagem multi-paradigma que é construído em C + +. Destina-se a ser utilizado com sistemas de inteligência artificial. Suas características oferecem uma mistura de programação procedural, baseada em lógica e orientada a objetos.

Concurso de Linguagens de Programação

A execução simultânea de várias tarefas é conhecido como programação concorrente. Ele é implementado por meio de processos ou segmentos gerados por um único programa. A comunicação entre os componentes de um programa simultâneas ocorre quer através de memória partilhada ou por meio de mecanismo de passagem de mensagens. Java, Ada e Erlang são algumas das bem conhecidas linguagens de programação concorrentes. Simultaneidade é alcançada em Java através de memória compartilhada e simultaneidade baseados em monitores. Aqui está uma lista de outras linguagens de programação concorrentes.

ABCL: É realmente uma família de Ator linguagens baseadas em simultâneo, que foi desenvolvido no Japão durante os anos 1980 e 1990. ABCL / 1, ABCL / R, ABCL/R2 são alguns dos membros da família ABCL.

Afnix: É um multi-threaded linguagem de programação funcional. Seu intérprete é escrito em C + +. Seu motor runtime suporta tanto 32 e 64 bits plataformas.

Cilk: Criado no Laboratório do MIT em 1994, Cilk suporta programação paralela de vários segmentos.

Pascal concorrente: Por Brinch Hansen, um cientista da computação dinamarquês-americana criada Pascal Concorrente para escrever sistemas operacionais e programação de sistemas de tempo real.

E: É uma linguagem de programação orientada a objetos que suporta programação distribuída. Mark Miller, Dan Bornstein e associados nas Comunidades elétrico desenvolvido E em 1997. Sua sintaxe se assemelha ao de Java.

Joule: Joule é uma linguagem de programação simultânea de fluxo de dados que precedeu a linguagem de programação E. Ele é usado para aplicações distribuídas.

Limbo: Desenvolvido na Bell Labs, o Limbo é usado para programação de sistemas distribuídos. Sua característica marcante é a capacidade de seu compilador para gerar independentes de arquitetura de código objeto. Limbo é utilizado para aplicações em execução no sistema operacional Inferno. Alex que era inicialmente uma parte do sistema operacional Plan 9 é o antecessor do Limbo.

Pict: É uma linguagem de programação de tipagem estática, que está em fase experimental hoje.

SALSA: Curto para o Sistema Simples Ator Linguagem e Arquitetura, SALSA suporta programação concorrente, passagem de mensagens e de computação distribuída. Ele usa código Java para a portabilidade.

SR: sigla de Recursos Sincronizando, SR é uma linguagem de programação concorrente.

Linguagens orientadas a objeto de programação

Nenhum comentário:

Postar um comentário